quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mundo de Regeneração.

Manoel Gomes.


O que seria um mundo de regeneração? A nossa terra, atualmente, segundo a doutrina espírita, é um um mundo de provas e expiações. Por causa disso, o mal aqui ainda impera e com ele o sofrimento, as angústias, dores e privações.
"Não se turbe o seu coração. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já vo-lo teria dito,..."(João, 14:1 a 3).
Mas é a terra responsável pelo sofrimento? Não, essa responsabilidade é dos espíritos que aqui encarnam que têm propensão para o mal, somos espíritos imperfeitos. No início da escalada rumo à perfeição, com muito para aprender. A terra é a escola onde burilamos nossa índole, expiamos nossas culpas e tentamos fazer luzir o bem que, como semente no interior de nós, procura o momento oportuno para germinar e florir.
"...a Terra não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos espíritos que acabaram de sair das mãos do criador... Mas (os que aqui encarnam) mostram propensos a numerosos vícios... Por isso os colocou Deus num mundo ingrato, para expiarem aí suas faltas, mediante penoso trabalho e misérias de vida, até que hajam merecido ascender a um planeta mais ditoso." (ESE, cap. III, 13).
Então a qualidade de um mundo está diretamente relacionada com a dos espíritos que nele encarnam. Se forem primitivos, o mundo será primitivo; se forem evoluídos, o mundo será evoluído. A terra ascenderá na escala dos mundos quando aqui encarnarem seres com predominância do bem sobre o mal, entidades mais espiritualizadas e menos materialistas: o espírito predominando sobre a matéria. O mundo será melhor quando fomos criaturas melhores, não é o contrário. A felicidade é conquista nossa, intransferível.Se todos forem felizes o "lar" será feliz!
"Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem moralmente os mundos em que eles habitam... porquanto nada em a Natureza permanece estacionário." (ESE, cap. III, 19).
                                  
Alguns dizem que a terra já entrou em processo de transformação para receber os espíritos que já conseguiram mudar o seu modo de ser, aprenderam com várias provas e atingiram o estágio que os qualificam a um mundo melhor: um mundo de regeneração, onde o bem começa finalmente triunfar sobre o mal, um lugar de transição para os mundos felizes.
"Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se." (ESE, cap. III, 17).
Se for assim, será que nós também mereceremos um mundo melhor? Como anda a nossa reforma íntima? Já conseguimos tratar melhor o nosso semelhante, perdoamos setenta vezes sete, ou continuamos a guardar ódios, rancores e desejos de vingança? Que mundo estamos almejando? Pois se não progredimos, não estaremos na classe mais adiantada, teremos que repetir a lição até aprendermos. Não mais na terra, que será residência daqueles que se adiantaram, mais num mundo "inferior", pois não poderemos ser causa de pertubação para os bons. Seremos degredados para o meio de espíritos mais atrasados, com a missão de fazer que esses evoluam e nós dominemos de uma vez por todas o mal que nos deixa evoluir. E um dia, também mereceremos um mundo feliz, pois seremos felizes!
"Contemplai, pois a noite, à hora do repouso e da prece, a abóbada azulada e, das inumeras esferas que brilham sobre as vossas cabeças, indagai de vós mesmos quais as que conduzem a Deus e pedi-lhe que um mundo regenerador vos abra seu seio, após a expiação na Terra." (Santo Agostinho, ESE, cap. III, 18).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário