sexta-feira, 29 de abril de 2011

Utopia.

Manoel Gomes.


Utopia é o título de um livro do filósofo inglês do século XV, Thomas More. Nessa obra, o autor critica a sociedade do seu tempo, a corrupção, os abusos de poder e as injustiças. O tema parece atual? E é. Pois, nas sociedades de hoje, o que mudou? O mundo continua injusto, ainda buscamos por Utopia.
No seu livro, More cria um novo Estado, uma república ideal em que a propriedade privada e a moeda seriam abolidas, mas na qual seus habitantes seriam realmente cidadãos com iguais direitos e deveres para todos. Onde haveria o respeito, a harmonia na convivência humana e a paz. Uma utopia.


                                              


Sempre sonhamos com liberdade e igualdade. O lema da Revolução Francesa era: liberdade, igualdade e fraternidade. E vem dela a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789). O maior símbolo desse conturbado período da história é a tomada da Bastilha, fortaleza onde o despotismo encerrava suas vítimas e que a imaginação, nutrida de história e ficção, erigiria como templo da crueldade e do horror.
Jesus também pregou a sua utopia quando disse que todos somos filhos do mesmo Deus-Pai. Portanto, irmãos pela natureza divina. Ele pregou a justiça e o amor entre todos. A igualdade natural que deve existir entre verdadeiros irmãos. O Pai não privilegia qualquer dos seus filhos em detrimento dos outros. Somos herdeiros da sua infinita misericórdia. Se nos consideramos cristãos, devemos, pelo menos, tentar seguir seus ensinamentos e, talvez, em volta de nós, não houvesse tanta miséria e desamor.
Nas artes, mais precisamente na música, o sonho utópico da sociedade ideal se expressa na bela canção de John Lennon, 'Imagine'. Onde o ex-Beatle descreve seu sonho de um mundo perfeito, sem religiões, sem causas de ódios e bandeiras que levam à guerra e à morte. Um mundo sem céu e inferno. O mundo dos humanos, da humanidade fraterna; da paz e do amor. Uma verdadeira utopia. Mas você pode se juntar a este sonho, ele convida. Basta acreditar que é possível. E se todos passarem a crer, a terra se transformará. Creia, junte-se a nós!
"You may say, I'm a dreamer, but I'm not the only one. I hope some day you join us and the world will live as one."(John Lennon).
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário