segunda-feira, 4 de abril de 2011

Viajantes do tempo.

             Manoel Gomes.

Somos todos viajantes do tempo, estamos sempre indo em direção ao futuro, é uma viagem sem volta. Não temos opção de regresso, seguimos em frente mesmo sem querer, mesmo contra a vontade. A seta do tempo aponta sempre para frente. Será? O que é o tempo?


"Agourento tempo, companheiro da noite tenebrosa,
Veloz e ardiloso mensageiro, portador de terrível inquietude,
Devorador da juventude, falso escravo de falsos deleites,
Sentinela vil do infortúnio, montaria do pecado, armadilha da virtude,
Tu embalas a todos e a todos assassinas,...”(Sheskespeare).
Nos dias atuais, vivemos nos queixando de falta de tempo. Parece que ele passa mais depressa, faltam horas nos dias para conseguimos realizar todas as nossas tarefas e encaixar algumas outras que pretendemos fazer, como aquela aula de ginástica tantas vezes adiada, o curso de inglês, a aula de dança... Tantas coisas, tão pouco tempo. Quando nos damos conta, o dia acabou, o mês findou e um novo ano já se anuncia... E aquela visita que prometi fazer? Meu Deus, faltou tempo! O que é o tempo?
"Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão."(Albert Einstein).
Uma ilusão? O que Einstein quis dizer como isso? Como assim, uma ilusão? Será que ele, o tempo, não existe, é um impostor a roubar nossos amores, nossas conquistas, a nossa própria vida? O tempo é um produto da nossa mente? Ou será que a ilusão é a distinção entre passado, presente e futuro?
"Não há fluxo. Os eventos, independentemente de quando ocorram, simplesmente existem. Todos existem. Eles ocupam para sempre o seu ponto particular no espaço-tempo. Se você estava se divertindo a valer no réveillon, você ainda está lá, pois esta é uma das localizações imutáveis do espaço-tempo." (Brian Greene, físico americano).
Complicou. Eu estou nascendo, fazendo a pré-escola, namorando, passando para a faculdade, arrumando o primeiro emprego, casando, separando... Tudo agora? Faço todas essas coisas eternamente? Bem louca essa teoria e muito difícil de entender... Então, na verdade, tudo no Universo começou e já acabou, nós é que ainda não tomamos conhecimento? O tempo é mesmo de difícil definição, porém todos sentimos o efeito de sua passagem nas coisas que existiram e deixaram de existir; nas fases boas e ruins da vida que vieram, deixaram suas marcas e passaram...

"E o tempo se rói
         Com inveja de mim
         Me vigia querendo aprender
         Como eu morro de amor
         Prá tentar reviver
No fundo é uma eterna criança
         Que não soube amadurecer
         Eu posso, ele não vai poder
         Me esquecer." (Resposta ao Tempo, Aldir Blanc/Cristovão Bastos).








Um comentário:

  1. man... tah afim de fazer uma parceria com o adsense ??

    tamo reunindo um time pra trocar clicks em blogs e gerar lucros sakas ?

    se tiver a fim de participar add no MSN ...
    dariogarcez@hotmail.com

    aih vc fala do adsense pra eu saber quem eh .... valew ....

    ResponderExcluir